quinta-feira, 19 de julho de 2018

Amadora Educa

AMADORA EDUCA (29 e 30 Maio e 1 de Junho de 2018)

    Na última semana do mês de maio e primeiro dia do mês de junho acompanhámos as nossas crianças ao Amador Educa. Este ano esta amostra de trabalhos das escolas do Concelho da Amadora realizou-se na Fonte das Avencas. Para esta exposição, nós JI, contribuímos ao elaborarmos uma Pirâmide Alimentar e ao confecionarmos queijo fresco, que depois foi oferecido a todas as crianças e adultos que visitaram o espaço. As nossas crianças acharam que a Pirâmide Alimentar era uma obra de arte maravilhosa e que foi muito divertido aprender a fazer queijo fresco.





Elaboração da 
       Pirâmide Alimentar


Confeção do queijo fresco













Visita ao Amadora Educa




Teatro na Escola

Teatro na Escola (21-06-2018)
    
     O teatro é um importante recurso didático e pedagógico para o desenvolvimento das crianças. 
  Proporciona-lhes experiências novas e contribui para o seu crescimento pessoal (afetivo e cognitivo), visando a formação de cidadãos mais participantes e responsáveis pelo outro. 


     No dia 21 de Junho festejou-se, "antecipadamente", o final do ano letivo com a atividade "O Teatro veio à escola".
    Foi-lhes possível assistir à peça: "Os Super-Heróis" encenada pelo grupo Anima Teatro.


       Todas as crianças desfrutaram de um dia diferente...







sexta-feira, 29 de junho de 2018

contador de histórias

Contador de histórias (07-06-2018)

     Como é do conhecimento geral, é muito importante contar histórias às crianças desde muito cedo. As histórias são essenciais para o desenvolvimento da linguagem, mas também da criatividade e imaginação.

     Contar histórias e a animação das mesmas, promove o pleno desenvolvimento das crianças. Contudo, estes momentos não são, nem devem ser, passivos. 

   A criança deve ser sempre convidada a ouvir, mas principalmente incentivada a participar, proporcionando desta forma a interação entre adultos e crianças. 

    Com a vinda do Contador de Histórias Rudolfo Castro, procurámos valorizar a importância da interação das crianças nas histórias, uma vez que este  contador é excelente ao criar um ambiente participativo e dinâmico em que as crianças são convidadas a responder a questões e a colaborar dando sugestões, enriquecendo esta partilha com a sua própria criatividade e imaginação.







Entrega dos diplomas finalistas

Entrega dos Diplomas de Finalistas (22-06-2018)

     No dia 22 de Junho, no nosso JI celebrámos o último dia deste ano letivo e o fim da primeira etapa escolar dos nossos FINALISTA.

     Uma vez que é muito importante sermos felicitados, mas aprendermos, igualmente, a felicitar os outros, participámos de manhã na Festa de Finalistas do 4º ano.


O Diretor do nosso agrupamento felicitou todos os pais presentes e falou da importância da escola, do que se aprendeu até a esta fase e da necessidade de manterem o esforço, a dedicação e o empenho para ultrapassarem os desafios que estão por vir e que são essenciais para o desenvolvimento pessoal e social de cada um dos alunos.




Com a presença dos nossos alunos, atentos a tudo o que era apresentado, também validámos o esforço e empenho destes alunos, que já foram Finalistas do JI e que agora celebram o fim de mais esta etapa: o fim do 1º ciclo.








      Ficámos todos muito contentes com a presença no JI, do Diretor do nosso agrupamento, na entrega de diplomas aos Finalistas e no lanche convívio.







               SOMOS



           FINALISTAS

Os Pais, alunos e educadora da sala 3 fizeram questão de felicitar todos os alunos e FINALISTAS...


                            


                      





Orquestra dos Afetos

- Projeto Orquestra Geração e Orquestra dos Afetos (3º. Período)


       A Orquestra Geração é um projecto de inclusão social que aposta na aprendizagem da música por jovens e comunidades desfavorecidas que nunca tiveram contacto com a prática orquestral, reforçando as suas competências individuais, sociais e escolares. Através da valorização das crianças e jovens pretende-se, igualmente, trabalhar as famílias, fortalecendo-se a relação com a escola e a comunidade, numa lógica de promoção do sucesso educativo, da cidadania e do diálogo intercultural. Este projeto destina-se  a crianças do concelho da Amadora com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. 

      Atualmente o nosso Agrupamento é um dos vários agrupamentos no Concelho da Amadora, onde este projeto está implementado e a ser desenvolvido.

     Com o objetivo de, o mais cedo possível, iniciar-se as crianças na música,  o Projeto da Orquestra estendeu-se aos alunos  que irão frequentar o 1º ciclo no próximo ano letivo. Assim sendo, no início  do 3º. período, as crianças, que se inscreveram, tiveram a oportunidade de aprender a tocar vários instrumentos. 



                                                     




Todas estas crianças e os seus colegas que não se inscreveram para aprenderem a tocar um instrumento, tiveram igualmente a possibilidade, através da atividade "Orquestra dos Afetos", com a Prof. Ana, de serem sensibilizados para a música, trabalhando os sons, ritmos, músicas e aprendendo canções novas.