sábado, 23 de fevereiro de 2019

18-19, 1º Período, Dia de Todos os Santos

Dia de Todos os Santos (31-10-2018 e 01-11-2018 -  Halloween/ Pão por Deus)


"Bolinhos, Bolinhós, 
para mim e para vós!
Para dar aos finados, 
que estão mortos e enterrados.
Á porta da bela cruz,
Truz, truz, truz!
A senhora que está lá dentro,
assentada num banquinho.
Faz favor de s'alevantar,
p'ra vir dar um tostãozinho!"

As nossas crianças contaram-nos que este ano voltaram a assinalar este dia vestindo as suas roupas assustadoras e indo pedir "doces ou travessura" com os seus pais e/ ou com amigos e irmãos.

No JI, este dia não foi festejado, mas foi recordado... realizando-se alguns trabalhos. 



Aprendeu-se que a tradição em Portugal era pedir o Pão por Deus, que simbolizava uma oferenda dada às almas dos mortos. As crianças, que representavam estas almas, com um saco de pano, iam de casa em casa a pedir, recebendo desde bolinhos e frutos secos, a doces e guloseimas. A quem se recusava a dar o Pão por Deus, as crianças rogavam pragas em verso.





CURIOSIDADES

  • Segundo conta a história o Pão por Deus tem raízes num ritual pagão do século XV.
  • Um ano depois do terramoto de 1755 (1 de novembro), a população mais pobre de Lisboa aproveitou para sair ás ruas e bater à porta dos ricos para pedir pela alma dos seus, de modo a matarem a fome.
  • Em Coimbra, o peditório era feito pelas crianças,que também traziam uma abóbora esvaziada com dois buracos a figurarem os olhos de uma personagem e com uma vela dentro.
  • Em Barqueiros, concelho de Mesão Frio, à meia-noite do dia 1 para 2 de novembro, arranjava-se uma mesa com castanhas para os parentes já falecidos lá irem comer durante a noite.
  • Em Vila Nova de Monsarros, Anadia, as crianças faziam os "santórios" (bolos), recebiam fruta e bolos e, também, transportavam uma abóbora com figura de cara, com uma vela dentro.
  • Nos Açores, antigamente davam-se às crianças "caspiadas" bolos com o formato do topo de uma caveira. Atualmente, as crianças que batem às portas podem receber moedas, rebuçados ou chocolates.
  • Em Inglaterra pedia-se o "soul cake" (bolo das almas). Este peditório poderá ter dado origem à tradição do "trick or treat" (doce ou travessura) nos Estados Unidos. Na Bretanha existia a tradição do "bara ann anaon" (pão dos mortos).

Sem comentários:

Enviar um comentário