quarta-feira, 18 de agosto de 2021

20-21, Atividades e Desafios do Programa Eco Escolas

     Ao longo de todo o ano letivo de 2020-2021, desenvolvemos várias ATIVIDADES e propusemos vários DESAFIOS para concretizar os diferentes objetivos propostos no Plano de Ação do Programa Eco Escolas, para os diferentes TEMAS.


    Para implementar o tema dos RESÍDUOS, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

-Diálogos com as crianças acerca da separação dos resíduos, da sua importância e como fazê-la, recorrendo-se, também, à visualização de alguns vídeos.


-Realização diária da separação dos resíduos, utilizando-se os ecopontos existentes nas diferentes salas.


-Realização de fichas de trabalho para consolidação dos conhecimentos adquiridos acerca da separação dos resíduos.





 Para implementar o Projeto "EMBELEZAR O EXTERIOR DA NOSSA ESCOLA", foram desenvolvidas as seguintes atividades:

 - cuidar das plantas já existentes , limpando-se os canteiros e  mantendo-se o espaço exterior limpo (sem lixo no chão);


 - decorando-se o gradeamento do JI com fotos dos trabalhos realizados pelas crianças e suas famílias, no âmbito dos vários temas e conteúdos abordados ;


Corações da Amizade

Carnaval em Casa e em Família


Bonecos de Neve Criativos

Eco - Pinhatas
Boas vindas à Primavera











- decorando-se os diferentes espaços do recreio com as pequenas hortas criadas por cada turma.





 Para implementar o tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL, foram desenvolvidas algumas atividades no 1º semestre, já postadas e, durante o 2º semestre foi proposto aos pais o Desafio "O que vais Lanchar?":

-Através da implementação deste Desafio contámos com a participação/ colaboração dos pais e promovemos hábitos saudáveis  e uma alimentação equilibrada  através da exploração e divulgação, junto dos pais, via email, do Guia para Lanches Escolares Saudáveis.









Para implementar o tema da ÁGUA, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

-Realizou-se a Ação de Sensibilização dinamizada pelos técnicos do SIMAS, abordando-se a água como um recurso importante, que deve ser poupado;



-Colocaram-se garrafas de água nos autoclismos que não têm dupla recarga;



-Realizaram-se diálogos em grande e pequeno grupo , relembrando-se  o que fazer para se poupar água nas mais diversas situações do dia a dia (fechar bem as torneiras quando  se lava as mãos, se bebe água, se escova os dentes, tomar duche e não banho de banheira, não lavar a loiça com a torneira aberta e sempre a correr, …).





Para implementar o tema AGRICULTURA BIOLÓGICA, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

-Através da Experiência da Germinação,  e  a plantação do feijão, incentivámos os  alunos  a cultivar legumes, vegetais e outras plantas, criando-se pequenas hortas. 


 -Através da participação ativa (distribuição de tarefas), observação direta, diálogos e consolidação de conhecimentos com a realização de fichas de trabalho, promovemos o conhecimento de como cuidar e o que fazer para uma planta crescer (semear, plantar, regar, ciclos,…). Apelámos  não só para a necessidade de cuidarem das hortas como também das plantas já existentes no exterior do JI. 





Para implementar o tema ECONOMIA CIRCULAR - DESAFIO UHU (ECO PINHATA), foram desenvolvidas as seguintes atividades:

-Através do Desafio UHU – Eco Pinhata, não só envolvemos os pais, como também  promovemos hábitos e atitudes adequadas, incentivando as crianças a reduzir a produção de resíduos, reutilizando-os (por exemplo: criação instrumentos de música, bonecos de neve, fantoches,…) e, apenas em último recurso, reciclando.


 -Participação na ação de sensibilização do SIMAS, durante a qual as crianças foram incentivadas a realizar a separação de resíduos,  e visualizaram alguns vídeos que  incentivam  à  adoção da política dos 3 R’s e sustentabilidade ambiental.





Para implementar o tema AR - DIA NACIONAL DO AR (12 de abril), foram desenvolvidas as seguintes atividades:

-Assinalando-se o Dia Nacional Ar, realizaram-se diálogos em grande e pequeno grupo acerca da importância do Ar para os seres vivos (oxigénio) e quais as atitudes a adotar para o proteger. 




-Visualização de vídeos que apelam à adoção de comportamentos que fomentam a redução da poluição atmosférica e explicam o que fazer.


-Realização da experiência  “O Balão Foguetão”, no âmbito do Projeto: "Cientistas por um dia“.





Para implementar o tema ENERGIA - DIA MUNDIAL DO VENTO (15 de Junho), foram desenvolvidas as seguintes atividades:

-Lançamento de papagaios de papel e construção de moinhos de vento, para os alunos experienciarem a força do Vento, compreendendo que o seu movimento pode ser aproveitado na produção de energia (energia eólica).

-Diálogos em grande e pequeno grupo acerca do poder (força) e importância do vento como energia renovável. Realização de algumas fichas de trabalho para consolidação do tema.

-Visualização de vídeos que alertam para o uso excessivo dos vários recursos não renováveis, tendo-se como alternativa a Energia Eólica (Vento) e outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário