quinta-feira, 9 de abril de 2020

2019 - 2020, Atividades no âmbito do Programa Eco-escolas/ Eco-Espaços

Este ano letivo o JI inscreveu-se no Programa Eco-Escolas, cujo principal objetivo é garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. 

No âmbito da inscrição no Programa Eco-escolas, foi dinamizada pelo JI de São Brás, na EB!/ JI Ricardo Alberty (devido à dimensão do espaço ser mais adequada para as 175 crianças de JI), a divulgação do Livro “Planeta Limpo – A água.” com o escritor e cantor Filipe Pinto, seguida de sessão de autógrafos.



 



No âmbito do Programa de Educação Ambiental do Município da Amadora, o JI inscreveu-se em dois concursos: Concurso "Embalagens no Amarelo" e Recolha de Rolhas de Cortiça.

Relativamente ao Concurso Embalagens no Amarelo, a colaboração ativa dos encarregados de educação foi de extrema importância, tendo sido já entregues na Valor Sul 47 sacos de resíduos plásticos para reciclagem, cada um com cerca de 7kg, perfazendo o total de 340kg de material reciclável. 





















No que diz respeito ao Concurso Reciclagem de Rolhas de Cortiça, elaboraram-se “Rolhinhas” (depósitos) com vários materiais, para recolha das rolhas de cortiça. Estes foram colocados à porta de cada uma das salas do JI, para que os pais e as crianças colocassem as rolhas de cortiça.




Posteriormente foram elaborados outros "Rolhinhas", os quais foram entregues junto dos outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento, de algumas entidades locais, estabelecimentos comerciais e de restauração, com a explicação do objetivo da atividade e pedido de colaboração.












 Até ao momento já foram entregues no Continente (parceira da Quercus) cerca de 15kg de rolhas, o equivalente a 3110 rolhas de cortiça.












Sem comentários:

Enviar um comentário