sábado, 23 de fevereiro de 2019

18-19, 1º Período, Dia de Todos os Santos

Dia de Todos os Santos (31-10-2018 e 01-11-2018 -  Halloween/ Pão por Deus)


"Bolinhos, Bolinhós, 
para mim e para vós!
Para dar aos finados, 
que estão mortos e enterrados.
Á porta da bela cruz,
Truz, truz, truz!
A senhora que está lá dentro,
assentada num banquinho.
Faz favor de s'alevantar,
p'ra vir dar um tostãozinho!"

As nossas crianças contaram-nos que este ano voltaram a assinalar este dia vestindo as suas roupas assustadoras e indo pedir "doces ou travessura" com os seus pais e/ ou com amigos e irmãos.

No JI, este dia não foi festejado, mas foi recordado... realizando-se alguns trabalhos. 



Aprendeu-se que a tradição em Portugal era pedir o Pão por Deus, que simbolizava uma oferenda dada às almas dos mortos. As crianças, que representavam estas almas, com um saco de pano, iam de casa em casa a pedir, recebendo desde bolinhos e frutos secos, a doces e guloseimas. A quem se recusava a dar o Pão por Deus, as crianças rogavam pragas em verso.





CURIOSIDADES

  • Segundo conta a história o Pão por Deus tem raízes num ritual pagão do século XV.
  • Um ano depois do terramoto de 1755 (1 de novembro), a população mais pobre de Lisboa aproveitou para sair ás ruas e bater à porta dos ricos para pedir pela alma dos seus, de modo a matarem a fome.
  • Em Coimbra, o peditório era feito pelas crianças,que também traziam uma abóbora esvaziada com dois buracos a figurarem os olhos de uma personagem e com uma vela dentro.
  • Em Barqueiros, concelho de Mesão Frio, à meia-noite do dia 1 para 2 de novembro, arranjava-se uma mesa com castanhas para os parentes já falecidos lá irem comer durante a noite.
  • Em Vila Nova de Monsarros, Anadia, as crianças faziam os "santórios" (bolos), recebiam fruta e bolos e, também, transportavam uma abóbora com figura de cara, com uma vela dentro.
  • Nos Açores, antigamente davam-se às crianças "caspiadas" bolos com o formato do topo de uma caveira. Atualmente, as crianças que batem às portas podem receber moedas, rebuçados ou chocolates.
  • Em Inglaterra pedia-se o "soul cake" (bolo das almas). Este peditório poderá ter dado origem à tradição do "trick or treat" (doce ou travessura) nos Estados Unidos. Na Bretanha existia a tradição do "bara ann anaon" (pão dos mortos).

18,19, 1º Período, Contadora de Histórias

Contadora de Histórias (5-12-2018)



Somos o resultado 
das histórias que ouvimos,
das histórias que lemos...
Mas somos, principalmente, o resultado
das histórias que VIVEMOS!

No dia 5 de dezembro tivemos a oportunidade de usufruir de mais uma experiência muito enriquecedora. 

A Biblioteca Municipal da Amadora Fernando Piteira Santos proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de  conhecermos mais uma contadora de histórias e de ouvirmos muitas e variadas histórias.

Foi um dia diferente e especial, mas todos os dias nas nossas salas temos a oportunidade de "vivermos" e de "viajarmos" com as histórias ouvidas, lidas e inventadas, que as educadoras contam ou que as crianças contam uns aos outros.



Ano Letivo 2018-19

Ano Letivo 2018-19




    Com esta saudação e com mais esta Partilha, demos INÍCIO ao Ano Letivo 2018-19.

  Com ALEGRIA saudámos os nossos alunos, os que recomeçaram e os que iniciaram, e partilhando algumas palavras CONVIDÁMOS os pais / a Família a caminhar connosco ao longo de mais este ano.

   A toda a comunidade escolar fizemos um convite:



  Alguns colaboraram e outros não... 

Ficam os exemplos aos quais devemos dar valor, sem nunca desistir, insistir e persistir...




18-19, 2º Período, Dia de Reis

Dia de Reis (06-01-2019)


Trabalho realizado na sala 5 (laranja).





"São três e chegam de longe,
Com um sonho na bagagem,
Querem estar com o menino
Antes que finde a viagem.

Ouro, mirra e incenso
Todos os três lhe ofereceram;
Aos pés da Virgem Maria
As ofertas estenderam!











Após iniciarmos o 2º período, festejámos este dia elaborando coroas de reis para todos os nossos príncipes e princesas. 




Leu-se a história dos Reis Magos, recordaram-se os seus nomes, o porquê de celebrarmos este dia e realizaram-se alguns trabalhos.







CURIOSIDADES:
  • Este dia marca para os católicos o dia de veneração dos Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar e a data em que se encerram os festejos natalícios;
  • Em Portugal e Espanha é tradição comer-se o Bolo Rei neste dia. Antigamente, era costume "cantar as janeiras", "cantar os reis" ou as "reisadas" de porta em porta. Depois os cantores eram convidados a entrar e a comer e beber;
  • Em alguns países, como Espanha, as crianças deixam os seus sapatos na janela com comida para os camelos dos Reis Magos. Em troca estes deixam doces e prendas;
  • No Brasil esta tradição é comemorada com doces e comidas típicas das diferentes regiões e até ao ano de 1967 era um feriado nacional. Atualmente ainda há as festas  Folias de Reis com as "Companhias de Reis" (grupos de músicos e dançarinos);
  • Em França e Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (bolo dos reis), que tem no seu interior um brinde e vem com uma coroa de papel que deve coroar quem encontra o brinde. Caberá ao rei coroado comprar o bolo no ano seguinte.

18-19, 1º Periodo, Outono

Outono (23 de Setembro a 21 de Dezembro)

Este ano o início do Outono em Portugal, também conhecido como o Equinócio do Outono, momento em que termina o Verão, ocorreu a 23 de Setembro, mais precisamente às 01:54 da manhã.

Esta estação, por norma, traz consigo mais frio e chuva e, também, os "tapetes dourados" de folhas amarelas, vermelhas e castanhas e começa-se a ouvir "Quentinhas e boas! Quentinhas e boas!", sentindo-se no ar o cheirinho das castanhas assadas...


Poema da sala 1 (azul)
Nas diferentes salas  do JI realizaram-se vários trabalhos, aprenderam-se muitas palavras novas, canções, poemas e que existem frutos e outros alimentos próprios desta estação...

Placard da sala 4 (amarela)


Árvore do Outono da sala 3 (verde)
Árvore do Outono da sala 2 (vermelha)



Com a ajuda do vento, o Srº. Outono cobriu o chão do recreio com as folhas das nossas lindas árvores. 
Para as nossas crianças poderem brincar agarrámos as vassouras e as pás e começámos a limpar...

Foi muito divertido!






CURIOSIDADES:

  • Equinócio é o nome que se utiliza na Astronomia para o fenómeno que assinala o final do Verão e o início de uma nova estação;
  • Uma vez que a palavra Equinócio em latim significa "igual e "noite", esta aplica-se perfeitamente ao fenómeno que ocorre no fim de cada estação, uma vez que durante este período os dias e as noites, com aproximadamente 12 horas, têm a mesma duração;
  • O Equinócio do Outono ocorre  no instante em que o sol cruza o plano do equador celeste, o que acontece em setembro no hemisfério norte (Outono Boreal) e em março no hemisfério sul (Outono Austral).

18-19, 1º Período, Dia da Alimentação

Dia da Alimentação (16-10-2018)

"Uma Alimentação saudável
É a base do meu bem estar!
O meu bem estar
É a base da minha FELICIDADE!"



Para assinalar este dia e promover junto dos nossos alunos a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, foram realizadas nas diferentes salas várias atividades alusivas ao tema. Todas elas culminaram numa atividade em que participaram todos os alunos das 5 salas do JI: confecção de espetadas de fruta.
 Os pais contribuíram com  as várias peças de fruta...



                 Trabalho realizado com a colaboração dos pais da sala 3 (verde)




      





Trabalho da sala 4 (amarela)

CURIOSIDADES:

  • Esta comemoração teve início em 1981 e é atualmente celebrada em mais de 150 países;
  • É uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e alimentação;
  • Esta data corresponde também à fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

18-19, 1º Período, São Martinho/ Magusto

Dia de São Martinho/ Magusto (11-11-2018)

"No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho." - ditado popular

No dia de São Martinho, comemos castanhas e bebemos suminho/ leitinho. - a nossa versão.

Para assinalar o dia de São Martinho no JI, realizou-se um Magusto. Todos os alunos, especialmente quem gosta, comeu pão com doce e marmelada e comeram as castanhas que os pais enviaram para a escola. A D. Celeste, a nossa cozinheira, fez o favor de as assar.

Infelizmente este ano não pudemos fazer o nosso Magusto no espaço do recreio, pois não houve "Verão de São Martinho", e transferimos a celebração para o refeitório.

Mas antes de festejar, aprendeu-se e/ ou relembrou-se a Lenda de São Martinho, o porquê de celebrarmos o dia de São Martinho e que não somos os únicos a fazê-lo.


Castanhas elaboradas pelas famílias dos alunos da sala 3 (verde).

O dia de São Martinho é festejado:
-em Portugal, onde é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Nesta altura do ano prova-se, também, o vinho novo, daí o ditado popular que todos conhecemos. A realização do Magusto remonta a uma antiga tradição de comemora o Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas;

-na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões;

-na Espanha matam-se porcos, tradição que deu origem ao ditado popular "cada porco tem o seu São Martinho";

-no Reino Unido, embora este dia não seja celebrado, ainda existe a expressão "verão de São Martinho", ligada à crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o dia 11 de novembro.


Também foi contada e trabalhada a história da "Maria Castanha", elaborando-se com os alunos  Marias Castanhas, com diversos materiais.

Marias Castanhas dos alunos da sala 2 (vermelha).
Marias Castanhas dos alunos da sala 5 (laranja).

CURIOSIDADES:
  • São Martinho,nasceu por volta do ano de 316, na Panónia, atual Hungria e foi um soldado do exército romano;
  • Na atual França, por volta do ano de 356, foi ordenado diácono e presbítero e mais tarde, em 371, foi ordenado Bispo de Tours;
  • Viajou por vários países e fundou , na Gália, o mais antigo mosteiro conhecido na Europa, na região de Ligugé;
  • Fundou, também, o mosteiro de Marmoutier, na margem do rio Loire e as primeiras igrejas rurais na região da Gália, onde recebia tanto ricos como pobres;
  • Era conhecido pelos seus milagres e onde passava atraía multidões;
  • Morreu a 8 de novembro de 397 em Candes e foi sepultado a 11 de novembro em Tous; 
  • É na data do seu enterro que se comemora o dia que lhe é dedicado; 
  • Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. esta melhoria do estado do tempo é conhecida como "Verão de São Martinho" e é associado à conhecida lenda de São Martinho.

18-19, 1º Período, Natal

Natal (14-12-2018)

O Natal é uma época do ano que é sempre muito desejada pelas crianças... 
As nossas crianças não são diferentes e gostam imenso de decorar os diferentes espaços do JI com os seus trabalhos, mostrando do que são capazes e o que vão aprendendo e descobrindo. 

Realizaram-se muitos e variados trabalhos e aprendeu-se muitas coisas novas, recordando-se, também, algumas tradições!









Placard de natal da sala 1 (azul)














Placard de natal da sala 3 (verde)













Placard de natal da sala 4 (amarela)






Placard e decoração de natal da sala 5 (laranja)


Contámos com a colaboração e participação ativa dos pais das nossas crianças, os quais contribuíram com decorações cheias de criatividade, que embelezaram as nossas salas e o nosso JI.


Placard conjunto da sala 3 (verde) e 4 (amarela), em que uns pais
decoraram as estrelas (sala 3) e os outros as bolas de natal (sala 4)


















Placard conjunto da sala 1 (azul) e 2 (vermelha), no qual ficou a cargo
dos pais decorarem um dos triângulos necessários à
montagem da árvore de natal

















E porque o natal é a festa  da Família, não podíamos deixar de lhes preparar  uma linda lembrança...
Prenda para as Famílias - Livro de Receitas das diferentes salas,
elaborados com receitas partilhadas pelas famílias

Tal como tem acontecido nos anos anteriores também participámos na Festa de Natal do nosso Agrupamento. 
Contámos com ajuda da Professora Ana Urbano e da Coordenadora da Orquestra Geração, Professora Sandra  Martins, e de todos os seus elementos, para mostrarmos do que as nossas crianças são capazes e o que fazem nas Sessões do Projeto "Orquestra dos Afetos", apresentando o Coro de Natal do Pré-Escolar.


Ensaios...

E mais ensaios!






















Prontos para a Festa!















E como as famílias realmente são incríveis tivemos o prazer de receber um "avô poeta" que desejou a todas as crianças, a todas as docentes e funcionárias do JI um Natal muito especial com algumas quadras da sua autoria. 


Obrigado pela atenção e pelo carinho.





FELIZ NATAL!



CURIOSIDADES:

  • Originalmente no dia 25 de Dezembro celebrava-se o nascimento do Deus Sol no solstício de Inverno. Contudo, no século III, a Igreja Católica atribuiu a esta festa um novo significado, de modo a estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a celebrar-se o Nascimento de Jesus;
  • Embora seja considerado um feriado religioso, o natal é comemorado por todos, sendo alguns dos seus costumes muito populares, tais como: a troca de presentes e cartões; a Ceia de Natal; as músicas e cânticos de natal; luzes; presépios; grinaldas de azevinho e o Pai Natal.