"No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho." - ditado popular
No dia de São Martinho, comemos castanhas e bebemos suminho/ leitinho. - a nossa versão.
Para assinalar o dia de São Martinho no JI, realizou-se um Magusto. Todos os alunos, especialmente quem gosta, comeu pão com doce e marmelada e comeram as castanhas que os pais enviaram para a escola. A D. Celeste, a nossa cozinheira, fez o favor de as assar.
Infelizmente este ano não pudemos fazer o nosso Magusto no espaço do recreio, pois não houve "Verão de São Martinho", e transferimos a celebração para o refeitório.
Mas antes de festejar, aprendeu-se e/ ou relembrou-se a Lenda de São Martinho, o porquê de celebrarmos o dia de São Martinho e que não somos os únicos a fazê-lo.
Castanhas elaboradas pelas famílias dos alunos da sala 3 (verde). |
O dia de São Martinho é festejado:
-em Portugal, onde é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Nesta altura do ano prova-se, também, o vinho novo, daí o ditado popular que todos conhecemos. A realização do Magusto remonta a uma antiga tradição de comemora o Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas;
-na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões;
-na Espanha matam-se porcos, tradição que deu origem ao ditado popular "cada porco tem o seu São Martinho";
-no Reino Unido, embora este dia não seja celebrado, ainda existe a expressão "verão de São Martinho", ligada à crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o dia 11 de novembro.
Marias Castanhas dos alunos da sala 2 (vermelha). |
Marias Castanhas dos alunos da sala 5 (laranja). |
CURIOSIDADES:
- São Martinho,nasceu por volta do ano de 316, na Panónia, atual Hungria e foi um soldado do exército romano;
- Na atual França, por volta do ano de 356, foi ordenado diácono e presbítero e mais tarde, em 371, foi ordenado Bispo de Tours;
- Viajou por vários países e fundou , na Gália, o mais antigo mosteiro conhecido na Europa, na região de Ligugé;
- Fundou, também, o mosteiro de Marmoutier, na margem do rio Loire e as primeiras igrejas rurais na região da Gália, onde recebia tanto ricos como pobres;
- Era conhecido pelos seus milagres e onde passava atraía multidões;
- Morreu a 8 de novembro de 397 em Candes e foi sepultado a 11 de novembro em Tous;
- É na data do seu enterro que se comemora o dia que lhe é dedicado;
- Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. esta melhoria do estado do tempo é conhecida como "Verão de São Martinho" e é associado à conhecida lenda de São Martinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário